EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Resumo:
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão narrativa da literatura recente, os principais mecanismos, impactos e desafios relacionados à utilização da educação em saúde como ferramenta de transformação social. Para isso, foi realizada uma busca em periódicos científicos publicados entre 2023 e 2025, incluindo BMC Medical Education, BMC Public Health, Technological Forecasting and Social Change, Nursing Outlook, Heliyon, Advances in Simulation, Journal of Museum Education e International Journal of Sustainability in Higher Education. Foram incluídos artigos originais, revisões sistemáticas e estudos observacionais que abordassem práticas educativas em saúde voltadas para empatia, justiça social e engajamento comunitário. Os resultados apontam que intervenções pedagógicas participativas promovem o desenvolvimento de empatia, fortalecem o compromisso social de estudantes e profissionais e ampliam a capacidade de atuação em territórios vulneráveis. Além disso, a integração de metodologias ativas, tecnologias digitais, práticas artísticas e frameworks de justiça social potencializa a transformação individual e coletiva. Conclui-se que a educação em saúde, quando fundamentada em práticas dialógicas e engajamento comunitário, atua como instrumento estratégico para a promoção de equidade e justiça social, contribuindo para a formação de profissionais críticos e cidadãos comprometidos com a transformação de realidades sociais.
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