A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

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A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave Aprendizagem; Comunicação; Engajamento Escolar; Escola-Família; Parceria Educacional.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A relação entre escola e família representa um dos pilares centrais para a consolidação de práticas pedagógicas eficazes, influenciando diretamente o engajamento estudantil, o desempenho acadêmico e o desenvolvimento socioemocional. A literatura recente tem evidenciado que a comunicação contínua, a confiança mútua e os objetivos compartilhados fortalecem os vínculos entre esses dois espaços, potencializando o processo de aprendizagem. OBJETIVO: Examinar os principais mecanismos que estruturam a relação escola-família, discutindo seus impactos sobre o engajamento escolar, o desempenho acadêmico e o desenvolvimento socioemocional, além de identificar desafios e apontar estratégias para o fortalecimento dessa parceria. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada entre fevereiro e abril de 2025, com busca em bases nacionais e internacionais (SciELO, PubMed, Scopus e Web of Science), contemplando publicações entre 2019 e 2025 em português, inglês e espanhol. Foram incluídos estudos originais, revisões narrativas e sistemáticas que abordassem diretamente a interação escola-família no contexto educacional. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise evidenciou três eixos centrais: engajamento e desempenho acadêmico, desenvolvimento socioemocional mediado pela participação familiar e condicionantes socioculturais. A colaboração entre escola e família mostrou-se determinante para trajetórias escolares positivas, influenciando não apenas os resultados cognitivos, mas também a construção de competências socioemocionais essenciais para a formação integral. Fatores como nível educacional materno, funcionamento familiar e práticas comunicacionais consistentes apresentaram forte correlação com o engajamento escolar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A consolidação de parcerias efetivas entre escola e família demanda ações estruturadas, sensíveis às diversidades socioculturais, baseadas em comunicação bidirecional e objetivos pedagógicos claros. O fortalecimento dessa relação configura um elemento estratégico para promover aprendizagens mais equitativas e integradas, contribuindo para o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Autor(es): Eliana Gonçalves da Fonseca; Luiz Gustavo Cedro Cavalcante ; Layane Martins Pereira; Jessica Cristina da Silva Lucas; Antônio Souza Anselmo; Vanessa Vieira da Silva; Edgleison de Sousa Suriano; Larissa Rayanne da Silva Oliveira Ferreira; Rafael Rodrigues Duque; Pedro Miranda Vieira Filho
Nº de Capítulo 12
ISBN 978-65-985994-8-5
DOI https://doi.org/10.71248/9786598599485-12
Publicado em: 22/10/2025
Download: 26

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