SALA DE AULA INVERTIDA E RECURSOS DIGITAIS: UM ESTUDO SOBRE APRENDIZAGEM COLABORATIVA

...

Compartilhe:

SALA DE AULA INVERTIDA E RECURSOS DIGITAIS: UM ESTUDO SOBRE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Palavras-chave Aprendizagem colaborativa; Ensino superior; Sala de aula invertida

Resumo:

INTRODUÇÃO: A adoção da sala de aula invertida, combinada com recursos digitais, tem se consolidado como uma estratégia pedagógica capaz de ampliar o engajamento e a aprendizagem colaborativa no ensino superior, favorecendo a interação entre pares e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais. OBJETIVO: Analisar, por meio de revisão narrativa da literatura, os impactos da integração entre sala de aula invertida e recursos digitais no fortalecimento da aprendizagem colaborativa, identificando benefícios, limitações e implicações para a prática docente. METODOLOGIA: Realizou-se revisão narrativa baseada em artigos publicados entre 2019 e 2025, selecionados em bases como Scopus, Web of Science, ScienceDirect, ERIC e Google Scholar, utilizando descritores em português e inglês relacionados ao tema. Incluíram-se estudos revisados por pares que abordaram metodologias ativas em ambientes de sala invertida mediadas por recursos digitais, com foco em dinâmicas colaborativas. RESULTADOS E DISCUSSÃO: As evidências indicam ganhos consistentes na participação e no desempenho acadêmico, especialmente quando empregadas estratégias como fóruns de discussão, anotações colaborativas, recursos gamificados e comunidades de aprendizagem. Os desafios identificados incluem desigualdade no acesso a tecnologias, sobrecarga de tarefas, resistência cultural e heterogeneidade de resultados entre diferentes perfis de estudantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a efetividade desse modelo depende de um planejamento pedagógico criterioso, suporte institucional contínuo e adequação às especificidades de cada contexto. Recomenda-se que futuras pesquisas aprofundem a análise de variáveis contextuais e explorem combinações metodológicas que maximizem os benefícios da aprendizagem colaborativa mediada por tecnologias digitais

Autor(es): Héderson Ferreirra dos Santos ; Luís Augusto Antunes ; Hernanda Cristina Martins Costa ; Carlos Eduardo Alves Sales ; Daniel Rodrigues Domingos Junior ; Cristiane Barbosa Tosta da Silva ; José de Ribamar Bringel Filho ; Denise Gonçalves Moura Pinheiro ; Patrick Correa dos Santos ; Juliana Pereira Ribeiro
Nº de Capítulo 17
ISBN 978-65-83818-00-3
DOI 10.71248/9786583818003-17
Publicado em: 02/09/2025
Download: 8

2025 © Editora Cognitus - Todos os direitos reservados.

Este site é protegido pela Cloudflare

Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.

1