INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO : DISTINÇÕES CONCEITUAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
               INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO : DISTINÇÕES CONCEITUAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
            
            
              
                 Palavras-chave
              
               Integração. Inclusão. Acessibilidade. Deficiência            
            Resumo:
 Existem divergências ou até mesmo incompreensão sobre a distinção entre integração e inclusão. Nos documentos divulgados pelo MEC, já é possível constatar um crescente número de estudantes com deficiência matriculados no ensino regular. Isto é integração. A integração possibilita a acessibilidade, a pessoa com deficiência é acolhida em ambientes regulares desfrutando dos mesmos direitos de todo o cidadão. A integração é responsável pela acessibilidade seja no adentrar seja no utilizar os materiais didáticos presentes no ambiente escolar. A inclusão acontece quando, a pessoa com deficiência ao acessar o ensino regular participa das mesmas atividades, mesmo diante de suas limitações, tem seu lugar de fala, faz suas movimentações Este artigo analisa criticamente os conceitos de integração e inclusão na educação especial, destacando suas origens históricas, implicações pedagógicas e sociais, e os marcos legais que orientam essas práticas no Brasil. A partir da Lei nº 9.694/96, a educação especial passou a ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, reforçando o papel das escolas como espaços de acolhimento. No entanto, a integração escolar, caracterizada pela adaptação do aluno aos modelos tradicionais, ainda predomina em muitas instituições, ignorando as especificidades dos estudantes com deficiência. Em contraponto, a educação inclusiva propõe transformações profundas nos sistemas educacionais, valorizando a diversidade e promovendo o direito à aprendizagem de todos. A Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) é destacada como instrumento fundamental para garantir a cidadania e a igualdade de oportunidades. O artigo busca contribuir para a compreensão das diferenças entre integração e inclusão, evidenciando a necessidade de práticas pedagógicas que respeitem as singularidades dos alunos e promovam uma educação de qualidade para todos.
                
                   Autor(es):
                
                Maria Francisca Fernandes de Lima; Edna dos Santos Fernandes Nazario; Fabiulla Crizelly Machado Barbosa; Lucilia Maria da Silva Goivinho; Vanessa Vieira Gomes Borges; Potira Coelho dos Santos; Thais Sousa Santos
              
            
                
                   Nº de Capítulo
                
                10              
            
                          
                
                   Nº de Páginas
                
                10              
            
                          
                
                   ISBN
                
                978-65-985994-8-5              
            
                          
                
                   DOI
                
                https://doi.org/10.71248/9786598599485-10              
            
            
            
              
                 Publicado em:
              
              14/10/2025            
            
              
                 Download:
              
              20            
            
          2025 © Editora Cognitus - Todos os direitos reservados.
                  Este site é protegido pela Cloudflare
                  
          Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
1