TDA/H - TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE CONTEMPLAM EDUCANDOS COM LIMITAÇÕES
Resumo:
O presente trabalho discute a temática do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), observando também as práticas pedagógicas que contemplam educandos com limitações. O objetivo é analisar como são desenvolvidas as práticas pedagógicas voltadas a alunos com TDAH, tanto em salas de aula convencionais quanto em salas de recursos. Para isso, propõem-se os seguintes questionamentos de pesquisa: Qual a concepção dos professores e pais em relação aos educandos com TDAH? Como ocorrem as práticas pedagógicas voltadas a esses educandos? Que compreensão possuem sobre o diagnóstico do transtorno? A escolha do tema baseia-se em duas justificativas: a) vivências durante o estágio no ensino fundamental; b) motivos de ordem pessoal. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com suporte em revisão bibliográfica, baseada em estudos que discutem o tema e contribuem para os objetivos propostos. Os resultados apontam para a necessidade de preparo adequado por parte dos professores para lidar com alunos com TDAH, permitindo que o profissional possa diferenciar o transtorno de comportamentos indisciplinados, adotando estratégias pedagógicas adequadas às necessidades desses educandos.
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