A INTERSEÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE MENTAL: CAMINHOS PARA O FORTALECIMENTO COMUNITÁRIO NO SUS
Resumo:
INTRODUÇÃO: A educação popular em saúde representa uma abordagem crítica e participativa que valoriza os saberes locais e promove o protagonismo comunitário, sendo um componente essencial para a transformação das práticas em saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS). OBJETIVO: Analisar como a articulação entre educação popular e saúde mental pode contribuir para o fortalecimento comunitário no SUS.METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, guiada pelo modelo metodológico de Whittemore e Knafl (2005) e pelas diretrizes do PRISMA. A estratégia PICO foi utilizada para formular a pergunta de pesquisa. A coleta de dados ocorreu entre junho e julho de 2025 nas bases LILACS, IBECS, Index Psicologia, MEDLINE e BDENF, com uso de descritores DeCS e MeSH. A seleção foi realizada na plataforma Rayyan, e os estudos foram avaliados quanto ao nível de evidência segundo a JBI®.RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram analisados cinco estudos publicados entre 2022 e 2024, que destacaram a relevância das práticas educativas e comunitárias no cuidado em saúde mental. As evidências demonstraram que a educação popular fortalece vínculos, amplia a participação social, valoriza a escuta e contribui para a promoção do autocuidado e da autonomia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A interseção entre educação popular e saúde mental fortalece práticas humanizadas, participativas e territoriais, promovendo uma atenção psicossocial mais democrática, inclusiva e comprometida com os direitos sociais.
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