A INTERSEÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE MENTAL: CAMINHOS PARA O FORTALECIMENTO COMUNITÁRIO NO SUS

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A INTERSEÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE MENTAL: CAMINHOS PARA O FORTALECIMENTO COMUNITÁRIO NO SUS
Palavras-chave Educação em Saúde; Participação Comunitária; Promoção da Saúde; Saúde Mental; SUS.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A educação popular em saúde representa uma abordagem crítica e participativa que valoriza os saberes locais e promove o protagonismo comunitário, sendo um componente essencial para a transformação das práticas em saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS). OBJETIVO: Analisar como a articulação entre educação popular e saúde mental pode contribuir para o fortalecimento comunitário no SUS.METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, guiada pelo modelo metodológico de Whittemore e Knafl (2005) e pelas diretrizes do PRISMA. A estratégia PICO foi utilizada para formular a pergunta de pesquisa. A coleta de dados ocorreu entre junho e julho de 2025 nas bases LILACS, IBECS, Index Psicologia, MEDLINE e BDENF, com uso de descritores DeCS e MeSH. A seleção foi realizada na plataforma Rayyan, e os estudos foram avaliados quanto ao nível de evidência segundo a JBI®.RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram analisados cinco estudos publicados entre 2022 e 2024, que destacaram a relevância das práticas educativas e comunitárias no cuidado em saúde mental. As evidências demonstraram que a educação popular fortalece vínculos, amplia a participação social, valoriza a escuta e contribui para a promoção do autocuidado e da autonomia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A interseção entre educação popular e saúde mental fortalece práticas humanizadas, participativas e territoriais, promovendo uma atenção psicossocial mais democrática, inclusiva e comprometida com os direitos sociais. 

Autor(es): Georgenan Monteiro Silva dos Santos; Carlos Daniel Soares de Sousa; Eduardo Vettorazzi-Stuczynski; Izabel Cristina Ataide da Silva de Moura; Tiago Zani; Marcelo Augusto Toscano Lyra; Luana Márcia Batista Alves; Antonio Pedro Abido Ribeiro; Paulla Rosane Moura do Vale; Thiego de Araújo coelho; Pedro Paulo Martins de Lira ; Maria Ritta Alves de Araújo; Ivana Medeiros Arouca
Nº de Capítulo 8
Nº de Páginas 85-107
ISBN 978-65-985994-8-5
DOI https://doi.org/10.71248/9786598599485-8
Publicado em: 28/07/2025
Download: 35

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