ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE PARA EDUCADORES: EXPERIÊNCIAS DE INTERVENÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

...

Compartilhe:

ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE PARA EDUCADORES: EXPERIÊNCIAS DE INTERVENÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Palavras-chave Acolhimento Psicológico; Educação Pública; Educadores; Intervenções Online; Saúde Mental.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A saúde mental dos educadores da rede pública tem sido comprometida por fatores como sobrecarga de trabalho, ausência de suporte institucional e impactos da pandemia, evidenciando a necessidade de estratégias de cuidado emocional. OBJETIVO: Analisar os efeitos do acolhimento psicológico online na saúde mental de educadores da rede pública, comparando seus resultados com contextos de ausência de suporte. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa, descritiva e analítica. A busca foi realizada nas bases PubMed, Scopus, Web of Science e Google Scholar, entre os anos de 2020 e 2025, utilizando descritores extraídos do DeCS. Foram incluídos estudos em português e inglês que avaliassem intervenções digitais em saúde mental voltadas a educadores da educação básica. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os achados demonstraram que o acolhimento psicológico online apresenta impactos positivos significativos na redução do estresse, ansiedade e sintomas depressivos, além de favorecer o aumento da resiliência, habilidades de enfrentamento, satisfação no trabalho e bem-estar geral dos professores. Em contrapartida, a ausência de suporte está associada a altos níveis de sofrimento emocional, isolamento e burnout. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que o acolhimento psicológico online é uma estratégia eficaz e acessível, capaz de promover saúde mental, valorização docente e fortalecimento do ambiente educacional, sendo recomendada sua ampliação e continuidade como política de cuidado aos profissionais da educação.

Autor(es): Francisca Ariana Teixeira Batista; Ivana Medeiros Arouca; Romário Pessoa Santos; Gustavo Bohnenberger; Cláudia Rosana Trevisani Corrêa; Carlos Daniel Soares de Sousa; Fernanda Oliveira da Costa; Luana Márcia Batista Alves; Antonio Pedro Abido Ribeiro; Thiego de Araújo Coelho ; Pedro Paulo Martins de Lira; Ivana Medeiros Arouca
Nº de Capítulo 7
Nº de Páginas 71-84
ISBN 978-65-985994-8-5
DOI https://doi.org/10.71248/9786598599485-7
Publicado em: 28/07/2025
Download: 11

2025 © Editora Cognitus - Todos os direitos reservados.

Este site é protegido pela Cloudflare

Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.

1