Educação, Direitos e Saúde Pública no Autismo: Políticas, Lei e Práticas Intersetoriais

...

Compartilhe:

Educação, Direitos e Saúde Pública no Autismo: Políticas, Lei e Práticas Intersetoriais
Palavras-chave Autismo; Cidadania; Educação inclusiva; Políticas públicas; Saúde pública

Resumo:

Este capítulo analisa criticamente as políticas públicas brasileiras voltadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando os avanços legais, os desafios práticos e a importância da intersetorialidade entre saúde, educação e assistência social. A promulgação da Lei nº 12.764/2012 representou um marco jurídico fundamental ao reconhecer pessoas com TEA como sujeitos de direitos, promovendo seu acesso à educação inclusiva, à saúde pública e à proteção social. Apesar das garantias legais, há lacunas significativas na implementação das políticas, especialmente quanto à capacitação profissional, à continuidade dos serviços e à inclusão escolar efetiva. O imaginário social em torno do diagnóstico precoce e da prevenção levanta debates éticos sobre medicalização e estigmatização. O capítulo também aponta a centralidade do apoio às famílias e a urgência de estratégias que valorizem a diversidade e combatam práticas segregadoras. Defende-se que o avanço real das políticas depende de investimentos estruturais, articulação intersetorial efetiva e respeito à singularidade das pessoas com autismo, com vistas à plena cidadania e inclusão social.

Autor(es): Maria da Penha de Sousa Krause; Ivana Medeiros Arouca; João Pedro Rezende Lacerda ; Dayse Isabel Coelho Paraiso Belém
Nº de Capítulo 7
Nº de Páginas 78-83
ISBN 978-65-83818-03-4
DOI https://doi.org/10.71248/9786583818034-7
Publicado em: 25/07/2025
Download: 60

2025 © Editora Cognitus - Todos os direitos reservados.

Este site é protegido pela Cloudflare

Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.

1