DESAFIOS NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM PARA O CUIDADO À POPULAÇÃO LGBTQIA+: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

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DESAFIOS NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM PARA O CUIDADO À POPULAÇÃO LGBTQIA+: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave Currículo; Educação em Enfermagem; Minorias Sexuais e de Gênero.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A população LGBTQIA+ enfrenta barreiras no acesso à saúde, muitas vezes causadas por despreparo profissional. A formação em Enfermagem ainda apresenta lacunas quanto à inclusão de conteúdos sobre diversidade sexual e de gênero. Assim, torna-se essencial investigar como o ensino tem abordado o cuidado a essa população. OBJETIVO: Evidenciar na literatura científica o que é discutido sobre o cuidado a população LGBTQIA+ na formação em Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa, de abordagem qualitativa, guiada pela pergunta norteadora "O que é discutido na literatura científica sobre o cuidado à população LGBTQIA+ na formação em Enfermagem?", construída com base na estratégia PICO adaptada. Realizou-se a busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os descritores: Enfermagem, Educação em Enfermagem, Ensino, Formação Acadêmica, Pessoas LGBTQIA e Minorias Sexuais e de Gênero, utilizando os operadores booleanos AND e OR. Utilizou-se os critérios de inclusão: texto completo, português, últimos 5 anos e disponibilidade na íntegra. O recorte temporal se justifica pelo intervalo necessário para que as recomendações de 2018 às Diretrizes Curriculares Nacionais fossem incorporadas e refletidas nas produções científicas. Estudos duplicados ou que não abordaram à questão foram excluídos, oito estudos compuseram a amostra. Realizou-se a análise descritiva no tratamento dos dados. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Identificou-se lacunas curriculares e invisibilidade da temática LGBTQIA+ na formação em Enfermagem, inseguranças e limitações de docentes e discentes no cuidado a essa população, e estratégias educativas que visam qualificar a formação profissional. Os achados revelam que os currículos carecem de conteúdos acerca do tema, e que os estudantes e docentes demonstram fragilidades e insegurança para lidar com a temática. Contudo, iniciativas como projetos de extensão e ligas acadêmicas atuam de forma complementar para suprir tais lacunas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Verificou-se a necessidade de reformulações curriculares que assegurem uma formação comprometida com a saúde da população LGBTQIA+.

Autor(es): Victor Emanuel do Nascimento Silva; Francisca Naiely Aguiar Oliveira; Yuri da Costa Vieira; Taissa Lara Barros de Mesquita; Maria Amanda Nunes Martins; Thainá Sousa Barbosa; John Carlos de Souza Leite
Nº de Capítulo 23
ISBN 978-65-985994-1-6
DOI 10.71248/9786598599416-23
Publicado em: 04/07/2025
Download: 20

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