PLATAFORMAS EDUCACIONAIS E BURNOUT DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE EXAUSTÃO MENTAL NA ERA DIGITAL
Resumo:
INTRODUÇÃO: O avanço das tecnologias digitais tem transformado a prática pedagógica, especialmente com o uso intensivo de plataformas educacionais, ampliando os desafios enfrentados pelos docentes e contribuindo para o surgimento do burnout. OBJETIVO: Este estudo teve como objetivo identificar os fatores associados ao burnout docente no contexto do uso de plataformas educacionais digitais. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada entre março e junho de 2025, nas bases SciELO, PubMed, ScienceDirect e Google Scholar. Foram incluídos estudos em português, inglês e espanhol que abordavam a relação entre plataformas digitais e saúde mental docente. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise de 18 estudos revelou fatores como aumento da carga de trabalho, dificuldades técnicas, isolamento social, estratégias de enfrentamento e autoeficácia como elementos críticos relacionados ao burnout. Diferenças entre instituições públicas e privadas também foram observadas, evidenciando a influência do contexto educacional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que o uso das plataformas digitais, embora promissor, requer suporte institucional contínuo, formação adequada e atenção à saúde mental dos professores. A pesquisa contribui para a formulação de políticas educacionais mais humanizadas e destaca a necessidade de mais estudos empíricos sobre o tema.
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