DA SALA DE AULA AO SISTEMA DE SAÚDE: CONECTANDO EDUCAÇÃO E PRÁTICAS DE SAÚDE COM INOVAÇÃO

...

Compartilhe:

DA SALA DE AULA AO SISTEMA DE SAÚDE: CONECTANDO EDUCAÇÃO E PRÁTICAS DE SAÚDE COM INOVAÇÃO
Palavras-chave Educação em Saúde; Educação Intersetorial; Inovação; Sistema Único de Saúde; Tecnologias Educacionais.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A integração entre educação e saúde, impulsionada por inovações tecnológicas e metodologias ativas, tem potencial para qualificar a formação de professores e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). OBJETIVO: Analisar como a sala de aula pode se articular ao sistema de saúde por meio da inovação, considerando impactos na aprendizagem e na prática profissional. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, baseada em Whittemore e Knafl (2005), com busca nas bases SciELO, LILACS e PubMed entre janeiro e maio de 2025, utilizando descritores do DeCS e MeSH. A triagem foi realizada com o Rayyan, aplicando-se leitura em duplo cego. Foram incluídos sete estudos, cujos dados foram sistematizados e analisados de forma descritiva. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os achados indicam que formações intersetoriais com uso de tecnologias inovadoras são mais eficazes que formações tradicionais no reconhecimento precoce de sinais de sofrimento psíquico entre alunos. Relatos e estudos demonstram que a integração ensino-serviço-comunidade e o uso de recursos digitais favorecem uma aprendizagem mais contextualizada e uma atuação docente sensível às demandas de saúde. No entanto, desafios estruturais, barreiras interinstitucionais e ausência de sustentabilidade limitam os efeitos dessas estratégias. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a Educação Permanente em Saúde, articulada a práticas pedagógicas inovadoras e intersetoriais, tem potencial para qualificar os profissionais da educação para o cuidado integral à saúde dos estudantes. Contudo, sua efetividade depende do compromisso institucional, investimentos em políticas públicas e superação de entraves político-administrativos.

Autor(es): Annelise Hoffmann Goslar ; Gabriela Gonçalves Correa; Maria Eduarda Dos Santos Costa; Giovana de Souza Soares; Leonardo Ribeiro Lima; Kessia Batista Serra ; Gustavo Francisco Santos da Silva; Giovanna de Moura Frutuoso ; Kátia Leite Rodrigues Januário; Eric Murilo de Souza Andrade Santos
Nº de Capítulo 5
ISBN 978-65-83818-00-3
DOI 10.71248/9786583818003-5
Publicado em: 19/05/2025
Download: 16

2025 © Editora Cognitus - Todos os direitos reservados.

Este site é protegido pela Cloudflare

Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.

1