EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

...

Compartilhe:

EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Palavras-chave Colaboração Interprofissional; Educação em Saúde; Equipe de Assistência ao Paciente; Formação Profissional em Saúde; Prática Interdisciplinar.

Resumo:

INTRODUÇÃO: A crescente complexidade dos sistemas de saúde exige profissionais preparados para atuar em equipes interdisciplinares. A Educação Interprofissional (EIP) surge como estratégia essencial para desenvolver competências colaborativas, fundamentais à integralidade do cuidado. OBJETIVO: Analisar as estratégias inovadoras de Educação Interprofissional aplicadas na formação de profissionais de saúde. METODOLOGIA: Realizou-se uma revisão integrativa nas bases LILACS, BDENF e MEDLINE, utilizando os descritores “Educação Interprofissional” AND “Profissionais de Saúde”. Após aplicação de critérios de inclusão (idiomas português, inglês e espanhol; período de 2020 a 2025), foram selecionados 8 artigos dos 410 inicialmente identificados. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os estudos demonstraram que estratégias como simulações, cursos online, aprendizagem baseada em projetos e programas centrados no paciente promoveram melhorias significativas em comunicação, empatia, autoconfiança e compreensão de papéis profissionais. Tais abordagens se mostraram superiores à educação tradicional em saúde, mesmo diante de desafios como barreiras logísticas e resistências institucionais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A revisão evidenciou que estratégias inovadoras de EIP fortalecem a formação colaborativa em saúde, promovendo práticas mais integradas e resolutivas. 

Autor(es): Camila Macedo Faria; Walisson Rodrigo dos Santos Souza; Nayara Bayma Soares; Roger Ribeiro Santos; Marcelo Moreira dos Santos; Maria Thereza Canal Afoumado; Marciane Conti Zornita Bortolanza; Mateus Santana Lopes; Alinne Barbosa Guimarães dos Santos ; Renivaldo Batista Dias; Rosa Kethllyn Chaves Grangeiro; Aline Cecília Lima Oliveira; Vânia Moema Muza Soares ; Genildo Cruz Sousa
Nº de Capítulo 2
ISBN 978-65-985994-8-5
DOI https://doi.org/10.71248/9786598599485-2
Publicado em: 08/05/2025
Download: 22

2025 © Editora Cognitus - Todos os direitos reservados.

Este site é protegido pela Cloudflare

Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.

1