TDAH ALÉM DO DIAGNÓSTICO: IMPACTOS, ESTRATÉGIAS DE MANEJO E NOVAS FRONTEIRAS DA PESQUISA
               TDAH ALÉM DO DIAGNÓSTICO: IMPACTOS, ESTRATÉGIAS DE MANEJO E NOVAS FRONTEIRAS DA PESQUISA
            
            
              
                 Palavras-chave
              
              Diagnóstico; Hiperatividade; Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade; Terapias alternativas; Neurociência.             
            Resumo:
INTRODUÇÃO: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurodesenvolvimental que afeta indivíduos em diferentes contextos, impactando a regulação emocional, interação social e desempenho acadêmico e profissional. OBJETIVO: Explorar o TDAH além do diagnóstico convencional, discutindo seus impactos multifacetados, estratégias de manejo e as novas fronteiras da pesquisa que podem contribuir para um entendimento mais profundo e intervenções mais eficazes. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, que permite uma abordagem ampla e flexível, possibilitando a síntese de informações de diferentes fontes para uma compreensão mais abrangente do tema. A busca por artigos científicos foi realizada em bases de dados renomadas, como PubMed, Scielo, e Google Scholar. Os critérios de inclusão adotados foram: estudos que a abordassem  temática, entre 2018 a 2024, com metodologia clara, e disponíveis na integra e de forma gratuita, por outro lado, estudos que não atenderam a esses critério foram excluídos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados indicam que o TDAH transcende a tríade sintomática clássica de desatenção, hiperatividade e impulsividade, afetando funções executivas e a adaptação social ao longo da vida. Estratégias terapêuticas que combinam o uso de medicamentos com intervenções psicossociais demonstram maior eficácia, mas a adesão ao tratamento ainda é um desafio, especialmente entre adolescentes e adultos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que o tratamento do TDAH deve ser contínuo e adaptado às necessidades individuais, com ênfase em abordagens interdisciplinares e suporte educacional e social.
                
                   Autor(es):
                
                Nertan Ribeiro Batista; Carla Emanuele Lopatiuk	; Thyago Pedreira Sacramento; Erika Cristina Brasil Antunes; Júlia Moreno Gava Gregorutti; Geovana Muniz Kisner; Aline Pacheco Eugênio; Karla Myllena Da Silva Gomes; Andressa Barreto Lima; Carlos Lopatiuk
              
            
                
                   Nº de Capítulo
                
                18              
            
            
                          
                
                   ISBN
                
                 978-65-985994-5-4              
            
                          
                
                   DOI
                
                10.71248/9786598599454-18              
            
            
            
              
                 Publicado em:
              
              31/03/2025            
            
              
                 Download:
              
              311            
            
          2025 © Editora Cognitus - Todos os direitos reservados.
                  Este site é protegido pela Cloudflare
                  
          Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
1