DESAFIOS E ABORDAGENS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE CUIDADOS PALIATIVOS: EXPERIÊNCIAS, BARREIRAS E ESTRATÉGIAS
Resumo:
INTRODUÇÃO: O ensino de cuidados paliativos é crucial em um contexto de envelhecimento populacional e aumento de doenças crônicas. Apesar de sua importância, a integração de princípios paliativos nos currículos enfrenta barreiras como a falta de professores capacitados e a resistência emocional ao lidar com pacientes em fim de vida. OBJETIVO: Identificar e analisar os principais desafios enfrentados no ensino de cuidados paliativos e destacar abordagens que podem ser eficazes na preparação de profissionais de saúde. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bases Scopus e ScienceDirect, focando em artigos originais publicados entre 2019 a novembro de 2024. A pesquisa guiou-se pela pergunta sobre os desafios no ensino de cuidados paliativos e as estratégias educacionais eficazes. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os principais desafios incluem a insegurança na comunicação com pacientes terminais, escassez de recursos, falta de integração com a prática clínica e desconhecimento do Planejamento Antecipado de Cuidados. As barreiras são agravadas em contextos de baixa renda. As estratégias educacionais eficazes incluem o aprendizado experiencial, simulações práticas e a promoção de uma formação interprofissional e culturalmente sensível. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A formação adequada é essencial para preparar profissionais que proporcionem atendimento humanizado e de qualidade. A pesquisa destaca a necessidade de currículos mais robustos e sugere a exploração de novas tecnologias e fatores contextuais em estudos futuros.
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